Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de julho de 2012

EBD BELÉM - LIÇÃO 6 ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE CRISTO

REVISTA DA

ESCOLA DOMINICAL

LIÇÕES BÍBLICAS PARA CULTO DOMÉSTICO, DEVOCIONAL, NÚCLEO MISSIONÁRIO E CÉLULAS

O Espírito Santo foi o responsável pelo nascimento virginal de Jesus
(MATEUS 1:18  Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.)
(LUCAS 1:35  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.)
(JOÃO 1:14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.)

DEVOCIONAL DIÁRIO
A VINDA DE JESUS FOI ANUNCIADA PELO ESPÍRITO SANTO (ISAÍAS 11:1  PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2  E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.)
A NATUREZA HUMANA DE JESUS FOI GERADA PELO ESPÍRITO SANTO (LUCAS 1:35  E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.)
JESUS RECEBEU A UNÇÃO SEM MEDIDA DO ESPÍRITO SANTO (JOÃO 3:34  Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.)
CRISTO REALIZOU SEU MINISTÉRIO NA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (LUCAS 4:18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,)
JESUS DESTRUIU AS OBRAS DE SATANÁS PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO (MATEUS 12:28  Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.)
O MAIOR DESEJO DE JESUS E QUE SEJAMOS CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
(ATOS 1:8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.)


O ESPÍRITO NO ANÚNCIO DA VINDA DE JESUS

O ESPÍRITO SANTO ANUNCIOU DETALHES DA VINDA E MISSÃO DE JESUS ENTRE OS HOMENS (II PEDRO 1:20  Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
21  Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.)

1- A LINHAGEM DE CRISTO.

A) NASCIDO DE MULHER (GÊNESIS 3:15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.)

B) DESCENDENTE DE ABRAÃO (GÊNESIS 12:3  E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. GÁLATAS 3:16  Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.)

C)  DA TRIBO DE JUDÁ (GÊNESIS 49:10  O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. MIQUÉIAS 5:2  E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.)

D) DA LINHAGEM DO REI DAVI (ISAÍAS 7:14  Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. JEREMIAS 23:5  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.)

2- O SEU NASCIMENTO.

A) NASCIDO DE UMA VIRGEM (ISAÍAS 7:14)

B) NASCIDO NA CIDADE DE BELÉM (MIQUÉIAS 5:2)

C) A FUGA DO EGITO (OSÉIAS 11:1  QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.)

3- O SEU MINISTÉRIO.

A) UM SACERDOTE DA ORDEM DE MIQUEIAS (SALMO 110:4  Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.)

B) NA REGIÃO DA GALILEIA (ISAÍAS 9:1 MAS a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
2  O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.)

C) UNGIDO COM PODER E SABEDORIA DO ESPÍRITO (ISAÍAS 11:1 PORQUE brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. ISAÍAS 42:1 EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. ISAÍAS 61:1  O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;).

4- OS SEUS ÚLTIMOS DOAS NA TERRA.

A) A ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM (ISAÍAS 62:11  Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem a tua salvação; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua obra diante dele.)

B) A TRAIÇÃO (ZACARIAS 11:12  Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. 13 O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.)

C) A SUA MORTE (ISAÍAS 53:1  QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2  Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3  Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4  Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos
7  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8  Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9  E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
11  Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12  Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.)

D) A SUA RESSURREIÇÃO (SALMOS 16:10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.)


O ESPÍRITO NA VIDA DE JESUS





Nenhum comentário:

Postar um comentário