Pesquisa personalizada

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Questionário - Os Falsos Profetas - Ev. Luiz Henrique

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 7, OS FALSOS PROFETASRESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010
Complete os espaços vazios e marque com “V” as respostas corretas e com “F” as falsas.
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
“Quando o tal ____________________________________ falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não _______________________________, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com _______________________________ a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”. (Dt 18.22).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O _______________________ dos falsos profetas é desconstruir a __________________________ do evangelho e combater os autênticos __________________________ do Senhor.
INTRODUÇÃO
3- Dentre os falsos profetas do Antigo Testamento existem dois casos horrendos dentre os profetas de Israel. Quais são?
(    ) Elimeleque, filho de Quenaana, e seu grupo de profetas, que conseguiram impressionar o rei Acabe (1 Rs 22.5-28; 2 Cr 18.4-27), e o falso profeta Hananias.
(    ) Tobias, filho de Quenaana, e seu grupo de profetas, que conseguiram impressionar o rei Acabe (1 Rs 22.5-28; 2 Cr 18.4-27), e o falso profeta Hananias.
(    ) Zedequias, filho de Quenaana, e seu grupo de profetas, que conseguiram impressionar o rei Acabe (1 Rs 22.5-28; 2 Cr 18.4-27), e o falso profeta Hananias.
I. A FALSA MENSAGEM PROFÉTICA
4- Como foi a celeste mensagem de Jeremias, no início do reinado de Zedequias? Complete:
O profeta ______________________ colocou sobre seu pescoço uma canga de _____________________________ com tiras de couro (27.1,2; 28.10,12,13) e foi enviado por DEUS a Judá e a Jerusalém (27.3), exortando o povo à submissão ao rei de ______________________________ (27.6-8). Assim como o boi é dominado pelo _______________________ de seu dono, as nações deveriam sujeitar-se ao domínio dos caldeus, pois seria ___________________________________ tentar livrar-se de Nabucodonosor (27.12,13).
5- No mesmo ano em que o Senhor transmitiu essa mensagem por meio de Jeremias, surgiu um falso profeta, quem era?
(    ) Zedequias, filho de Quenaana, que surgiu para confrontar a mensagem de Jeremias.
(    ) “Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeão” (v.1)
(    ) Hananias surgiu para confrontar a mensagem do arauto de DEUS.
(    ) O falso profeta desafiou Jeremias no Templo de Jerusalém diante do povo e dos sacerdotes.

6- De que a Palavra de DEUS adverte-nos de que haverá entre nós, na própria igreja segundo 2 Pe 2.1,2 e At 20.30, e 1 Tm 4.1, e 1 Jo 4.1?
(    ) Falsos pastores.
(    ) Falsos profetas.
(    ) Falsos sacerdotes.

7- Como foi a mensagem de Hananias (vv.3,4) e a reação do profeta de DEUS?
(    ) Hananias trouxe a mensagem legítima, as Jeremas também tinha uma mensagm de DEUS.
(    ) O farsante Hananias procurava contradizer a mensagem de Jeremias acerca do destino de (Jr 37.1]) e do fim do cativeiro. O profeta de DEUS afirmava ser impossível Jeoaquim retornar de Babilônia (Jr 22.24).
(    ) DEUS anunciava setenta anos para o domínio babilônio sobre os judeus (Jr 25.11; 29.10).
(    ) O falso profeta Hananias trouxe uma mensagem que todos queriam ouvir: a volta de Joaquim e o fim do jugo caldeu em dois anos (Jr 28.2-4).

8- O que colocava o homem de DEUS em desvantagem perante Hananias?
(    ) Era a mnsagem dele contra a de Jeremias e o povo esperava uma mensagem dura.
(    ) Era a palavra dele contra a de Jeremias e o povo esperava uma mensagem de triunfo.
(    ) Era  julgamento do rei sobre a mensagem de Jeremias e o povo esperava uma mensagem de Hananias.

9- O que responde Jeremias diante da mensagem de Hananias e o que representa? Complete:
No capítulo 28, Jeremias reitera a Palavra do Senhor, com destaque para o versículo 6, quando o profeta diz um “____________________________” irônico, advertindo o povo a não se empolgar nem se entusiasmar com os __________________________ de Hananias. Apesar de um discurso _________________________ e de uma mensagem agradável, faltava ainda o teste do tempo como ensina Deuteronômio 18.22. A Bíblia ensina que o profeta só será reconhecido como tal após suas predições se _________________________ (28.9).

II.. O FALSO PROFETA  DESMASCARADO
10- Quais as duas principais características de um falso profeta?
(    ) Coragem e a elegância.
(    ) Audácia e a arrogância.
(    ) Fé e simplicidade.

11- O profeta Jeremias representava a situação futura de Israel usando um jugo no pescoço, Hananias tomou o jugo e, diante do povo, quebrou-o, reafirmando seu discurso positivista: “Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, depois de passados dois anos completos” (v.11). O que fez Jeremias?
(    ) Limitou-se a “tomar o seu caminho”.
(    ) Amaldiçoou o rei e todos os seus profetas.
(    ) Fugiu para não ser preso.

12- A ousadia de Hananias acarretou ainda mais a ira divina. O que DEUS respondeu? Complete:
DEUS mandou Jeremias voltar e declarar ao falso profeta: “Jugos de __________________________ quebraste. Mas, em vez deles, farei jugos de________________________” (v.13). Dessa forma, a servidão seria ainda pior, pois, agora o jugo seria de ferro, ou seja, _______________________________ poderia quebrá-lo (v.14).

13- Complete segundo o julgamento do falso profeta Hananias e a confirmação de Jeremias como profeta de DEUS (vv.15-17):
Disse-lhe Jeremias: “[…] não te enviou o SENHOR, mas tu fizeste que este povo confiasse em ______________________” (v.15). Disse mais DEUS para Hananias: “Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano, __________________________, porque falaste em rebeldia contra o SENHOR” (v.16). Essa era a pena que a lei determinava para os _________________________ profetas (Dt 18.20). Hananias morreu “no mesmo ano, no ______________________________ mês” (v.17). A profecia de Jeremias cumpriu-se em menos de ____________________________ meses. Hananias foi desmascarado e morto; Jeremias, confirmado como profeta de DEUS.

14- Por que o povo não se arrependeu de seus pecados, e continuou a confiar nas mentiras dos falsos profetas?
(     ) Os rebeldes optam por acreditar apenas naquilo que lhes é dado por DEUS. Essa é a tendência do ser humano. 
(     ) Os rebeldes optam por acreditar apenas naquilo que lhes agrada. Essa é a tendência do ser humano. 
(     ) Os rebeldes optam por acreditar apenas naquilo que lhes desagrada. Essa é a tendência do ser humano. 

III. O DOM DE DISCERNIR É O GRANDE INIMIGO DOS FALSOS PROFETAS
15- Por que um  dos dons espirituais mais necessários é o de discernimento de espíritos?
(    ) Porque o falso profeta, sendo um imitador muito eficiente, pode confundir o povo de DEUS, uma vez que suas mensagens concordam com aquilo que as pessoas esperam, gostam e sonham.
(    ) Por que é um dom que só os líderes têem.
(    ) O crente que teme a DEUS tem o discernimento, mediante o ESPÍRITO SANTO, para distinguir a verdade do erro.

16- Complete:
Alguns exemplos bíblicos demonstram que, às vezes, a ____________________________ e a _____________________________ estão mais que evidentes (Êx 7.12; 1 Rs 22.18,37). Oremos, pois, a DEUS, rogando-lhe o __________________________________ de discernimento de espíritos.

17- Na luta da verdade de DEUS contra a mentira diabólica o apóstolo Pedro deixou claro que a presença do verdadeiro não é suficiente para impedir a manifestação do falso. Complete:
Ao falar dos autênticos profetas hebreus do Antigo Testamento, o apóstolo ressaltou que “também houve entre o povo _____________________________ profetas” (2 Pe 2.1). Ao longo dos séculos, percebeu-se que onde  há o ____________________________, há também o falso. Para cada Moisés, há um Janes e Jambres (2 Tm 3.8); para cada ________________________, há um Zedequias, filho de Quenaana (1 Rs 22.11); para cada Jeremias, há um Hananias, filho de Azur.

18- Quanto ao cuidado com os discípulos do profeta Hananias, complete:
À semelhança de Hananias, muitos falsos profetas estão por aí causando ______________________________ nas igrejas e trazendo problemas até para a _______________________. Portanto, estejamos _______________________________ e vigilantes.

CONCLUSÃO
19- Quem continua a arruinar a vida de muita gente e por causa deles, muitos alteram e comprometem o plano de DEUS para a sua vida e ministério e ainda outros, afastam-se de seus familiares e amigos e passam a evitar a igreja, rejeitando os pontos fundamentais da fé cristã?
(    ) Os falsos pastores.
(    ) Os falsos profetas.
(    ) Os falsos sacerdotes.

20- Complete:
Que DEUS nos livre de tais _______________________________. Fiquemos, pois, com as palavras de nosso Senhor JESUS CRISTO: “_______________________-vos, que ninguém vos_____________________________” (Mt 24.4).


 Subscribe in a reader

Nenhum comentário:

Postar um comentário