Pesquisa personalizada

sábado, 5 de junho de 2010

Questionário - O Valor da Temperança - Ev. Luiz Henrique

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 10 - O VALOR DA TEMPERANÇA
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2010

Complete os espaços vazios e marque com “V” as respostas corretas e com “F” as falsas.

TEXTO ÁUREO 
1- Complete:
“E não vos __________________________ com vinho, em que há ______________________, mas __________________-vos do ESPÍRITO” (Ef 5.18).

VERDADE PRÁTICA 
2- Complete:
A Igreja de CRISTO sempre ____________________ pela temperança. A vida de seus membros tem de ser um eloqüente ______________________ contra as __________________________________ e vícios.

INTRODUÇÃO
3- Qual exemplo tão marcante que, passados vinte e seis séculos, ainda nos inspiramos em seu equilíbrio e temperança?
( ) Recasintas.
( ) Recabitas.
( ) Recalintas.


4- Qual a recompensa de DEUS ao equilíbrio e temperança do recabitas?
( ) DEUS revelou-lhes a salvação em CRISTO.
( ) DEUS levou-lhes em conta a piedade.
( ) Quando da destruição de Jerusalém, o Senhor deu-lhes suas almas como despojo;
( ) Foram preservados do mal enquanto os intemperantes e viciosos eram entregues à ruína.

I. A ORIGEM DOS RECABITAS
5- Qual a origem dos recabitas?
( ) São judeus provindos da tribo de Jetro, sogro de Moisés.
( ) No tempo de Jeremias já tinham 250 anos de existência.
( ) De uma tribo nômade e dedicada ao pastoreio, foram pouco a pouco aparentando-se com os queneus e com os descendentes de Jetro, sogro de Moisés.
( ) Se constituíram num expressivo e piedoso clã.

6- Qual o relacionamento dos recabitas com Israel? Complete:
Os recabitas entram na história do povo de DEUS de maneira _____________________. Jonadabe, um de seus patriarcas, é convidado pelo rei Jeú a ________________________ os profetas de Baal do Reino do Norte. Nesta ocasião, o _________________________ identifica-se como tendo um coração reto diante de DEUS (2 Rs 10.15-27). Apesar dos desvios de Jeú e de outros líderes em Israel, mantiveram-se os recabitas fiéis à Lei de DEUS, embora não passassem de forasteiros entre os hebreus.

7- Como foi o encontro dos recabitas com Jeremias?
( ) Os recabitas achavam-se em Jerusalém para escapar às forças babilônicas que, dentro em breve, haveriam de destruir a Cidade Santa.
( ) Armaram eles suas tendas perto do templo em Jerusalém.
( ) Na periferia desta, armaram eles suas tendas.
( ) E, agora, recebem o inesperado convite do profeta para se dirigirem à Casa de DEUS.

II. O ESTILO DE VIDA DOS RECABITAS 
8- Qual o estilo de vida dos recabitas?
( ) Abstinência de bebidas fracas, viviam como peregrinos e honravam a tradição dos judeus.
( ) Abstinência de bebidas fortes, viviam como peregrinos e honravam a tradição de seus antepassados
( ) Abstinência de bebidas fortes, viviam como mendigos e honravam a tradição de seus antepassados

9- Como era a abstinência de bebidas fortes dos recabitas?
( ) Resolveram eles absterem-se somente das bebidas fortes, pois sabiam muito bem serem somente estas nocivas à moral e aos bons costumes.
( ) Estava o vinho intimamente associado às festas dos ímpios cananeus.
( ) Se queriam os recabitas viver como povo de DEUS, deveriam primar por uma conduta sóbria e recatada.
( ) Resolveram eles absterem-se totalmente das bebidas fortes, pois sabiam muito bem serem estas nocivas à moral e aos bons costumes.

10- Como era esse estilo de vida de peregrinações dos recabitas?
( ) Gostavam de viajar por todos os países em volta de Israel e assim serem conhecidos por todos e pregarem sua doutrinas.
( ) Vistos de nosso contexto cultural, os recabitas pareciam os mais estranhos dos homens.
( ) Faziam questão de viver como peregrinos (Hb 11.13), a fim de protestar contra a intemperança, a injustiça e a idolatria que já dominavam Israel e Judá.

11- Como os recabitas honravam a tradição de seus antepassados? Complete:
Ao contrário dos judeus que já se haviam esquecido da Lei de Moisés e do exemplo dos _______________________, levavam os recabitas em consideração o que lhes havia recomendado ________________________ filho de Recabe: “Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai” (Jr 35.10). Como haviam eles honrado seus pais, tinha-lhes o Senhor, agora, uma gloriosa promessa(Jr 35.18,19). Eles se houveram com denodo e zelo em relação às _________________________ dos ancestrais.

12- Complete, contextualizando com nossos dias:
Quantas vezes, nós, ignorante e tolamente, não buscamos destruir tudo o que nos legaram os antigos? As tradições que têm como alvo a _________________ do corpo de CRISTO e a integridade moral dos filhos de DEUS têm de ser mantidas: “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por _____________________, seja por epístola nossa” (2 Ts 2.15). Sobre o assunto, pronuncia-se o conceituadíssimo comentarista Warren W. Wiersbe: “A tradição humana não é necessariamente má, a não ser que contradiga ou se arvore para ___________________________ a Palavra de DEUS”.

III. O EXEMPLO DOS RECABITAS
13- A fim de realçar a fidelidade dos recabitas, onde o profeta Jeremias os conduz?
( ) Os conduz ao pátio do Templo.
( ) Os conduz ao Santo dos Santos no Templo.
( ) Os conduz ao Santo Templo.

14- Na câmara de Hanã, Jeremias oferece aos recabitas taças cheias de vinho, e ordena-lhes que o bebam. O que acontece ali, então?
( ) Os recabitas só aceitam beber se for misturada bastante água ao vinho.
( ) O chefe do clã de Recabe, recusa-se a fazê-lo.
( ) Com esta demonstração de indômita coragem, Jazanias, o maioral dos recabitas, deixa bem patente a todos, principalmente aos ministros do altar, porque eles não se davam ao vinho.

15- Onde o vinho fora posto diante dos recabitas e por que?
( ) Exatamente no interior da Casa de DEUS, porque os sacerdotes achavam-se tão presos aos vícios quanto o povo, os levitas não mais primavam pela temperança! Sem o perceber, estavam comprometendo todo o seu ministério.
( ) Exatamente no exterior da Casa de DEUS, porque os profetas achavam-se tão presos aos vícios quanto o povo, os levitas não mais primavam pela temperança! Sem o perceber, estavam comprometendo todo o seu ministério.

16- Complete:
Não são poucos os que se acham destruídos pelas bebidas alcoólicas e por outros vícios, hábitos e costumes igualmente nocivos. Não abra nenhum precedente. Não se deixe ___________________ seja pelo ambiente social seja pela herança cultural. Lembre-se: Noé e ________________ eram muito mais piedosos e firmes do que nós. Todavia, induzidos pelo vinho, portaram-se _____________________________________.

CONCLUSÃO
17- Complete:
Estamos nos últimos dias. O momento requer ________________________ e vigilância. À semelhança dos recabitas, primemos pela excelência das virtudes cristãs. Caso contrário: seremos tidos como __________________________ quando da volta do Senhor JESUS.E que jamais nos esqueçamos: a Igreja de CRISTO tem um forte compromisso com a temperança, com a sobriedade, com a prudência, com os bons ______________________________ e com a excelência moral tanto de seus membros quanto dos que a cercam. Afinal, somos a luz do mundo e o sal da terra (Mt 5.13-16; Ef 5.8-13).



Nenhum comentário:

Postar um comentário